terça-feira, 28 de junho de 2011

Oguchi Onyewu: «Venho para vencer»




O Sporting anunciou esta terça-feira a contratação do defesa norte-americano Oguchi Onyewu, defesa que está a ser apresentado em Alvalade.
"Venho para vencer no Sporting", afirmou o mais recente reforço leonino.
Com 29 anos, Onyewu deu nas vistas ao serviço do St. Liège e da seleção dos Estados Unidos no Mundial'2010, estava ligado contratualmente ao AC Milan, emblema que o cedeu ao Twente na época passada.
O imponente central (1,95 m e 91 kg) participou em dois Mundiais (2006 e 2010) e regista 60 internacionalizações ao serviço dos Estados Unidos. É natural de Washington DC e estava ligado ao Milan até 2013.
Onyewu encaixa no perfil de reforço pretendido por Domingos Paciência para o eixo da defesa, sector que vem completar, juntando-se a Rodríguez, Carriço e Polga. O treinador leonino pretendia garantir um central experiente e poderoso fisicamente, capaz de fazer a diferença no jogo aéreo, desde logo nas bolas paradas, um aspeto tradicionalmente deficitário na equipa verde e branca, e ainda mais desde a saída de Tonel para a Croácia.
Onyewu torna-se no sexto reforço da equipa orientada por Domingos Paciência, depois de Carrillo, Rodríguez, Van Wolfswinkel, Stijn Schaars e Santiago Arias.
O primeiro contrato profissional de Onyewu foi assinado pelo Metz. O defesa norte-americano saltou do futebol universitário para o europeu sem passar pela Major League Soccer (MLS), a liga profissional de futebol dos Estados Unidos.
Os pais, nigerianos, deram-lhe nome africano. Por essa razão ganhou a alcunha de “Gooch”. Em Itália chamava-lhe Gucci. Na tradição nigeriana, o seu nome significa simbolicamente “Deus acompanha-me nas minhas batalhas”.
O mais recente reforço do Sporting para 2011/12 foi o único norte-americano a jogar no futebol italiano na última década. Antes dele, Alexis Lalas, curiosamente também central, já tinha atuado no Pádova.
No AC Milan envolveu-se durante uma sessão de trabalho com o sueco Zlatan Ibrahimovic, depois de o avançado ter entrado violentamente sobre si. Onyewu não gostou e chegou a segurar o dianteiro nórdico pelo pescoço.

Sem comentários: