segunda-feira, 25 de julho de 2011

Domingos aposta no 4x1x3x2



Vinte dias depois do arranque da pré-época leonina, o renovado Sporting de Domingos Paciência já mostra princípios de jogo bem definidos, assentes num esquema 4x1x3x2, que tem como alternativa o 4x3x3.
Frente à Juventus (2-1), no primeiro teste de fogo da época, os leões repetiram o desenho táctico apresentado em quase todos os jogos de preparação e entraram com quatro defesas, um médio defensivo (Rinaudo) a jogar nas costas de um médio--centro de transição (Schaars), responsável por organizar o jogo ofensivo, dois alas/extremos (Yannick e Pereirinha) bem encostados à linha, e dois avançados móveis, que ora recuam para vir buscar jogo (sobretudo Postiga) ora descaem para as alas.
No plano B, o técnico leonino opta por um 4x3x3, em que abdica de um dos avançados-centro e reforça o meio-campo com mais um jogador, que tanto pode ser um criativo como um box--to-box (área a área). A equipa fica a jogar com apenas um ponta-de-lança, mas os extremos têm menores preocupações defensivas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito falam do '4-3-3', mas pelo que se lê em muitos blogues o vosso '4-3-3' é simplesmente um 4-5-1!

O 4-3-3 é um sistema que ocupa muito bem os espaços porque utiliza laterais que fazem todo o corredor; 3 médios que ligam muito bem a defesa e o ataque, com a capacidade de destruir e construir jogo; e um ataque com 3 jogadores em que 2 podem ser avançados com as caracteristicas de um Varela, Yannick, Saviola, e 1 PL matador.
Este é o sistema de jogo do Porto.

O 4-5-1 é o sistema antigo, do tempo dos 'Figos', 'Beckhams'... em que os médios alas eram muito criativos, assistiam os avançados facilmente e eram os craques das equipas. Este sistema alternaria com um 4-1-4-1 ou um 4-4-2.

Portanto, quando falarem de 4-3-3 pensem que são 4 jogadores defensivos, 3 jogadores de meio campo e 3 jogadores ofencivos!

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=3nHeio2ULOE