segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Barcelona já tem Jeffrén reservado; De Alvalade rumo à Roja!

 

Jeffrén é o jogador eleito pelo Sporting para fechar o elenco para 2011/12, um desenlace que, a verificar-se, não se augura imediato, embora o espaço de manobra do jogador no Barcelona se reduza à medida que os dias passam. Integrado na digressão blaugrana pelos Estados Unidos, o extremo não alinhou na derrota por 2-1 com o Manchester United, o que indica alguma cautela para evitar que se lesione e assim poder rumar em breve ao seu novo clube, e nem sequer recebeu autorização para falar aos jornalistas. Prova de que os catalães o colocaram numa redoma, à espera que o negócio se concretize. Ao que O JOGO apurou, esta semana promete novidades ao processo em curso, susceptível de trazer o hispano-venezuelano para Lisboa sem que o Barça o perca totalmente de vista.
Sem margem no poderoso plantel liderado por Guardiola, o extremo ambidestro confessou ainda durante as férias: "Guardiola disse-me que precisa de me ver jogar 20 partidas numa época e que precisa que eu saia para dar lugar a outro jogador." Em entrevista ao "La Opinión", periódico de Tenerife - onde o atleta cresceu -, o próprio confessou ainda que a transferência definitiva seria o desfecho mais provável. "O Barcelona já me informou que tenho de ser vendido, mas quer uma opção de recompra", reforçou o jogador que, em termos salariais não será uma sobrecarga para os cofres de Alvalade, tendo em conta que aufere cerca de 300 mil euros por ano.
Depois de uma primeira fase de contactos exploratórios, o ingresso do jogador, de 23 anos, nos quadros leoninos foi abordado por valores na ordem dos cinco milhões de euros, com vista a um contrato válido por cinco anos. Contudo, pode aqui entrar a tal cláusula de recompra. Foi mediante estes termos que o emblema catalão negociou as vendas de Bojan ao Roma e de Oriol Romeu ao Chelsea: nos contratos celebrados - por cinco milhões de euros cada -, o Barça reservou uma opção de recompra nas duas primeiras épocas pelo dobro desta verba.
Tratando as conversações com calma, a SAD leonina deverá na próxima semana acelerar o processo. Jeffrén volta a Espanha a 7 de Agosto, quando termina a digressão pelos States, dia que coincide com o retorno dos leões a Lisboa depois de participarem no Troféu Ramón Carranza. Por essa altura, Jeffrén e o Sporting podem ter um futuro também coincidente.



A aposta do Sporting em Diego Capel foi uma decisão acertada e que vai render bons frutos no futuro, quer para o clube de Alvalade, quer para o jovem espanhol. Quem o diz é quem o conhece bem, dos tempos da passagem pela selecção de sub-21 de Espanha, o ex-seleccionador Juan López Caro. Em conversa com O JOGO, o técnico tece os máximos elogios aos talentos do jovem camisola 11 do Sporting e garante mesmo que a passagem do extremo pelo clube leonino é uma etapa em frente rumo a uma afirmação ao mais alto nível.
"Não tenho dúvidas de que o Sporting será um trampolim para Capel saltar para a selecção nacional espanhola no futuro. Ele é um jogador que já esteve em todas as outras equipas nacionais, onde foi sempre mostrando valor e acredito que vai ser um jogador importante para o futuro do futebol espanhol. Mas, para tal, tem de continuar a trabalhar como até agora", começa por dizer López Caro.
Juan López Caro, que durante três anos ajudou Capel a afirmar-se como peça essencial dos sub-21 espanhóis (de 2008 a 2010), quando fala do ex-pupilo entusiasma-se e não esconde o prazer que foi trabalhar com ele, contribuindo para uma etapa importante da sua carreira. Caro enaltece os talentos futebolísticos de um jovem que também revela ter excelentes características morais. "Capel tem valores profundos, é disciplinado e muito bom profissional. Acredito que em dois ou três meses estará absolutamente integrado na realidade de Portugal e do Sporting. Por outro lado, é uma pessoa muito alegre, sociável, um encanto na forma de lidar com os outros. É isso que faz com que se integre bem e depressa em qualquer grupo", garante López Caro.
A estreia de anteontem dos leões, frente ao Valência, não foi a melhor. Os 3-0 quebraram algum ímpeto de euforia da pré-época leonina, mas López Caro garante que nenhum tipo de pressão negativa irá prejudicar um jogador como Capel. "Pressão? Ele já jogou no Sevilha e em todas as selecções jovens de Espanha. Isso só lhe pode dar motivação e não o afectará", começa por reagir o técnico. E López Caro passa a explicar, com mais detalhe, a sua convicção. "Capel compete há muitos anos ao mais alto nível e, apesar da idade, já fez bastantes jogos de elevada exigência competitiva. Capel tentará agradar aos adeptos do Sporting desde o primeiro dia. Claro que qualquer adaptação é um processo que exige alguma paciência, mas Capel não terá problemas de maior nesse aspecto", assegura.

Sem comentários: